24 dicas dos profissionais do franchising para superar a crise

24 dicas dos profissionais do franchising para superar a crise

A pandemia de coronavírus está afetando empresas de todos os portes e nichos, e muitas redes de franquias ainda encontram dificuldades em como lidar com os efeitos da crise e criar maneiras efetivas da amparar seus franqueados.

É fato que, principalmente em um momento delicado como esse, é importante desenvolver estratégias que preservem o faturamento, os empregos, as parcerias e, sobretudo, a saúde de colaboradores, franqueados e clientes.

Para entender como fazer isso, buscamos dicas de especialistas em franchising, executivos e franqueadores e compartilhamos as respostas de 24 deles para a pergunta: “como os profissionais do franchising podem lidar com os efeitos do coronavírus?”.

Gestão estratégica

Crie um comitê de crises

De imediato, a ABF está reforçando a importância das medidas de prevenção, tanto que muitas redes adotaram, assim como a própria entidade, o trabalho remoto. Em seguida, recomendamos a criação de comitês de crise para gerir os reflexos da situação e propor medidas para a continuidade dos negócios.

André Friedheim, presidente da ABF

Projete diferentes cenários 

Para conseguir tomar decisões de maneira estratégica, construa cenários buscando antecipar o que pode acontecer no mercado e na sua empresa nos próximos meses, dependendo do andamento das coisas. Pensando nisso, poderá se preparar e definir ações para cada cenário.

Erlon Labatut, fundador da Franqueador.com

Crie uma gestão unificada

Estejam unidos! Em uma rede, todos são importantes e um não existe sem o outro, por isso precisamos estar muito conectados. Sabe aquela frase que diz “a união faz a força”? É a mais pura verdade.

José Carlos Souza – Diretor de operações do CNA

Assuma um posicionamento

Um dos principais papéis da franqueadora é conhecer a fundo o negócio do franqueado. Nesta relação de negócio e suporte, cabe à franqueadora – em especial, em momentos como este que estamos vivendo – ter atitude e desapego para levar soluções concretas aos franqueados.

Nadim Farid, CEO e fundador da Oral Unic  

Forneça orientações sobre higiene

O importante nessa estratégia é explicitar as boas práticas de manipulação de alimentos e segurança alimentar. O atual momento pede ações imediatas, como incentivar o delivery, conscientizar e fomentar as boas práticas de higiene para uma funcionalidade segura do negócio.

Julio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce Sabores do Brasil

Finanças

Replaneje os gastos

Faça um previsível replanejamento dos gastos operacionais, com negociações imediatas de pagamento e prazos com os fornecedores e parceiros. A segunda dica é reforçar a demanda pelo delivery, porém sempre de olho na redução de margens e rentabilidade que este canal pode trazer devido às altas taxas de comissionamento.

Eduardo Schlieper, CEO e fundador da Slice Cream

Acompanhe as finanças e o estoque

Minha dica é intensificar o acompanhamento das despesas e receitas. Além disso, fazer uma gestão acirrada de estoque, melhorar negociação na compra, aumentar ou diminuir dias de estoque e buscar possibilidades de campanhas em conjunto com fornecedores.

Gabriel Concon, fundador da Pizza Prime

Negocie com os fornecedores

Não fique só esperando pela ajuda de terceiros, como shopping center ou Governo. Forme caixa a qualquer custo, eliminando gastos não essenciais e negociando valor e prazo com todos os seus fornecedores. Isso vale para a pessoa jurídica e física.

Jae Lee Ho, CEO do Grupo Ornatus

Amenize as perdas

É preciso implantar ações que promovam soluções para amenizar as perdas, como o delivery. Reavaliar todos os projetos e priorizar os que não geram custos, mas principalmente, investir naqueles que trarão resultado a curto prazo. Essas decisões precisam estar pautadas no equilíbrio financeiro do seu negócio.

Rosana Braem, fundadora da rede Bendito Cookies

Considere suspender ou postergar pagamentos

Uma medida que pode ser adotada, e que nós fizemos por aqui, é a suspensão da taxa de royalties. Essa é uma forma de auxiliá-los neste momento. Junto com os franqueados, também estamos negociando com os shoppings a cobrança dos aluguéis e fundo de promoção.

Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão

Franqueados, colaboradores e parceiros

Se comunique com os franqueados

Aumente a relação entre franqueados e franqueador através de conversas diárias ou periódicas. É importante realizar uma comunicação transparente e bem direcionada sobre ações e acordos com fornecedores, parceiros, funcionários, locadores, etc.

Leandro Souza, sócio fundador da rede Espetto Carioca 

Pense em toda a cadeia de produção

Cuide dos seus funcionários

Estamos sugerindo que os franqueados avaliem a possibilidade de férias coletivas. Mesmo em home office, orientamos que os franqueados mantenham conexão com os nossos alunos, enviando diariamente conteúdo online e que os instrutores atuem em contato com as turmas apoiando e tirando dúvidas.

Robson Fejoli,  Instituto Gourmet 

Fortaleça o networking

Ninguém tem a resposta para tudo, troque informações e experiências constantemente com seus pares, franqueadores e fornecedores. Estamos todos no mesmo barco buscando caminhos para passar por esta crise que ninguém passou antes.

Alberto Oyama, diretor de franqueados da ABF

Ouça os franqueados

Chame sua rede para contribuir com ideias. Dentro da crise as pessoas tendem a ser mais criativas e a achar novos caminhos, e isso deve ser estimulado nesse momento. Ouça os franqueados, incentive-os a compartilhar suas ideias e a implementá-las.

Renata Pin, sócia do escritório Andrea Orichio Advogados

Marketing e divulgação

Avise o consumidor que está trabalhando

“Se o empresário não informar que está ativo, as pessoas não vão saber. Trabalhe ações de delivery, mesmo que isso diminua um pouco sua margem. Agora não é hora de pensar em margem e sim de garantir a sobrevivência do seu negócio.”

Julie Ane Ferreira, diretora de novos negócios da Neo Delivery

Chegue até o cliente, onde ele estiver 

Nesse momento que nossos clientes estão em casa, aumentamos ainda mais o investimento em mídia através das redes sociais, o objetivo é chegar até eles, mesmo nesses momentos de crise, e oferecer condições de fazer empréstimo de forma segura.

Eder Oliveira, diretor de expansão da MTCred

Invista na tecnologia

É hora de contar com o apoio do marketing para reforçar a comunicação do atendimento online, criar campanhas e promoções para estimular as vendas online, divulgar o serviço de delivery e caprichar no atendimento para gerar uma ótima experiência e a recorrência do cliente.

Fernando Toledo, diretor de operações da 5àsec

Planeje as ações de marketing

O franqueado precisa estar se preparando, do ponto de vista estratégico e dos seus clientes também. É preciso ter ações de marketing, criar campanhas de descontos e se manter em contato os consumidores.

Gustavo Albanesi, CEO Buddha Spa

Liderança e resiliência

Use sua inteligência emocional

Aproveite esta oportunidade para conhecer melhor os seus números, os seus clientes e as oportunidades que irão surgir. Você precisará se reinventar, mas tenha calma. Precisamos usar a nossa inteligência emocional. Estude, se prepare, planeje e mostre para sua rede que vocês estarão juntos!

Karla Gomes, fundadora da Posé Beleza

Tenha empatia

É momento de liderar pela inspiração, de criar espaços psicologicamente seguros para criatividade, inovação, trabalho em equipe e produtividade. Os líderes devem ter equilíbrio emocional, resiliência e empatia. Estamos sendo desafiados e precisamos de agilidade emocional para agir.

Adir Ribeiro, presidente-fundador da Praxis Business

Seja Criativo

Precisamos cuidar da saúde e manter todas as precauções indicadas, além de respeitar todos os decretos. Em segundo lugar: criatividade nessa fase! Saídas como drive-thru, agendamento para atendimento, delivery e vendas diretas têm um retorno extremamente positivo.

Alê Costa, fundador da Cacau Show

Foque nas soluções

Mantenha-se conectado e solidário porque todos estão muito sensíveis e precisando de apoio. Toda crise leva um tempo para se recuperar, mas a história mostra que, também na crise, muitas empresas surgiram e cresceram porque colocaram o foco na solução.

Abraão Barbosa, CEO e fundador da Doctor Frio

Aproveite para inovar

Toda empresa e empreendedor tem projetos ousados e arriscados guardados a 7 chaves. Essa é a hora de inovar e arriscar mais. Esse é o momento em que a rede está na expectativa de soluções mais eficientes e que possam transformar um cenário caótico em um momento de oportunidade.

Claudia Vobeto, CEO da Majô Beauty Club

Lembre-se que a crise vai passar

Acreditamos que voltaremos rapidamente ao patamar normal, pois haverá uma demanda altamente reprimida e um público novo com uma visão de consumo consciente e que, com todo o contexto da crise, será obrigado a rever seus hábitos de consumo.

Pedro Cruz, gerente de expansão da Arena Baby Franchising

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