ABF leva workshops e laboratório de games para Feira do Empreendedor 2019

O evento ocorre de 5 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo

Com um crescimento entre 7% e 8% nos últimos três anos, o franchising se consolidou como uma alternativa menos arriscada de empreender no atual cenário econômico, especialmente para quem está abrindo seu primeiro negócio. Para apresentar este universo, seus principais conceitos, requisitos e cuidados, a Associação Brasileira de Franchising – ABF fará a curadoria de conteúdo do Espaço de Franquias da Feira do Empreendedor 2019 SEBRAE-SP.

 

O evento ocorre de 5 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. O Espaço de Franquias, fruto de uma parceria entre o SEBRAE-SP e a ABF, trará 32 workshops, com temas variados e um laboratório com o Game Franquias Brasil, no qual o empreendedor pode simular algumas atividades da gestão de uma franquia.

 

“O empreendedorismo está em alta em várias faixas da população. Seja pela transformação digital, a fragilidade do mercado de trabalho e o perfil das novas gerações, muitas profissionais estão optando por abrir um negócio próprio como forma de desenvolver sua carreira.

 

O franchising é um caminho mais ágil e seguro para estes empreendedores, uma vez que dá acesso a um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Dá acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas e conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim e tão importante quanto, possibilita a operação com uma marca já reconhecida, o que auxilia a atração de clientes”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

 

Os workshops serão realizados em sala com mesas-redondas, em 8 sessões diárias de 60 minutos cada, um total de 32 encontros durante os quatro dias de evento, mais de 1.680 minutos de conteúdo, construção e interação entre os participantes. Cada sessão será conduzida por dois especialistas: um representante de uma marca franqueadora e um consultor associado ABF.

 

As sessões serão divididas em diferentes segmentos como microfranquia, alimentação, casa e construção, moda, saúde, beleza e bem-estar, serviços (entretenimento, hotelaria, limpeza e conservação), educação e como se tornar um franqueador. Profissionais de consultorias e escritórios de advocacia renomados como Ana Vecchi Business Consulting, Andrea Oricchio Advogados, Ba) Stockler, Francap, Grupo Cherto, Novoa Prado Advogados e Zanin Advogados serão os instrutores.

 

Marcas de franquia como 5àSec, Água Doce Sabores do Brasil, Arezzo&Co, Casa do Construtor, China in box, CNA, Espaçolaser, Happy Code, iGUi e TRATABEM, Kumon, Morana, Multicoisas, Nutty Bavarian, Onodera, Petland, Rei do Mate, Re/Max, Sorridents, Sterna Café e Tip Top também irão participar.

 

No laboratório, os participantes terão a oportunidade de receber um conteúdo consistente sobre as boas práticas na gestão de uma franquia, de forma interativa e digital. O game auxilia o empreendedor que quer ser tornar um franqueado a praticar e aprender sobre o tema.

 

Ele é dividido em seis módulos, um para cada área de atuação importante no gerenciamento de uma franquia: preço, vendas e custos, gestão de pessoas, atendimento a clientes, marketing e merchandising, gestão financeira e indicadores de desempenho. Cada módulo possui 10 fases, cada uma com seus objetivos específicos: como faturar mais, obter lucro, baixar custos e outros.

 

Em cada fase, o jogador também conta com o auxílio da ferramenta “Saiba Mais”, que apresenta dicas valiosas sobre boas práticas de gestão e podem ser aplicadas tanto no jogo quanto no negócio. O participante poderá determinar por quantas fases e/ou cursos queira passar e se desejar, poderá finalizar o conteúdo em casa. Após encerrar sua experiência no Laboratório Franquias Brasil, o participante poderá efetuar um cadastro para participar dos sorteios no encerramento de cada dia. Serão no total 110 cursos sorteados, divididos entre presenciais e EAD (Ensino à Distância).

 

A programação completa do Espaço Franquias pode ser conferida no site.

 

SET 2019 – 16H05 ATUALIZADO EM 30 SET 2019 – 16H05

Veja o texto completo aqui

Leia também

Para evitar fechamento de lojas, franquias repassam unidades para novos donos

Em dificuldades por causa da crise causada pelo coronavírus, muitas lojas correm o risco de fechar. Segundo o IBGE, 40% das empresas encerradas recentemente atribuíram o motivo à pandemia. Em alguns casos, são negócios normalmente rentáveis, localizados em bons pontos comerciais, mas que não resistiram ao período de isolamento social por falta de capital de giro. Para não […]

Saiba mais

Esclarecimentos sobre os contratos em tempos de pandemia

Neste momento de tantas mudanças em nossa rotina, o empresariado está com a energia focada na adaptação dos negócios e na saúde financeira da empresa. Consumidores estão cancelando os planos de viagem, os agendamentos em serviços de estética, as consultas odontológicas e deixando de sair às compras. O fechamento do comércio com atendimento presencial já […]

Saiba mais

Especialistas fazem balanço do primeiro ano de vigência da nova lei de franquias

Regulamentação entrou em vigor há exatamente um ano, dias depois do início da pandemia; franqueadores podem aproveitar momento para rever o próprio negócio   O ano de 2020 foi especialmente desafiador para as redes de franquias brasileiras. Além da pandemia, que fechou lojas, shoppings e escolas por meses a fio e fez com que o setor encolhesse cerca de […]

Saiba mais