A advogada Andrea Oricchio, sócia do escritório AOA – Andrea Oricchio Advogados, recebeu neste segundo semestre de 2020 a indicação internacional Who’s Who Legal como advogada no Brasil na área de franquias. A publicação identifica os profissionais mais reconhecidos internacionalmente em diversas áreas do direito.
Concedida anualmente desde 1996, a premiação é resultado de indicações feitas por advogados de todo o mundo em suas respectivas áreas de atuação. Isso garante credibilidade aos premiados, já que o reconhecimento é feito por seus pares – advogados brasileiros e de outros países. No início deste ano, a advogada já tinha conquistado a 8ª premiação Who’s Who Legal.
Há 30 anos atuando como advogada especializada no setor de franquias e varejo, Andrea Oricchio passou por grandes bancas ao longo de sua carreira. Em 2018, abriu seu próprio escritório, o AOA – Andrea Oricchio Advogados, junto com as advogadas Renata Pin e Heloisa Ribeiro.
As três profissionais atuam com direito empresarial para o varejo. “Nossa especialidade é prestar consultoria para o varejo oferecendo uma visão global, que vai além da parte jurídica, entrando em todos os pontos importantes do projeto do cliente”, explica Renata.
Visão 360°
Segundo Andrea, se uma marca quer desenvolver um novo canal de venda, o AOA vai entender a fundo o objetivo do cliente. A partir daí, vai discutir as estratégias jurídicas e comerciais para atingir essa meta com eficiência tributária, trabalhista e societária na construção do novo canal. “Nosso trabalho é dar uma visão 360 graus, e vai muito além de somente fazer contratos. Ajudamos o cliente a ver os melhores caminhos para cada projeto”, diz Heloisa.
3 pontos para uma franqueadora incluir nas regras de uso das redes sociais de seus franqueados
Advogada explica a importância de ter um contrato assinado entre franqueados e franqueadora estabelecendo os detalhes de como será a gestão das contas em plataformas como o Instagram Com a pandemia, praticamente todas as redes de franquia passaram a usar redes sociais. Quem ainda não estava nesse universo entrou, e dificilmente irá sair dele. […]
Lei de Franquias: o que a nova legislação pretende para o setor
A nova lei de Franquias (lei 13.996/19), sancionada em dezembro do ano passado, entra em vigor nesta quinta-feira, 26. A nova legislação pretende modernizar o setor de franquias no país e cobrir áreas que anteriormente não eram contempladas. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias representa 2,6% do PIB e […]
Nanofranquias também enfrentam complexidade burocrática
Advogada Heloísa Ribeiro, sócia do escritório Andrea Oricchio Advogados, explica que, apesar da baixa complexidade operacional, esse tipo de negócio precisa cumprir as mesmas exigências legais de redes maiores. As franquias de baixa complexidade estão ganhando espaço no mercado, principalmente por seu baixo investimento inicial, o que torna o negócio acessível a mais e […]