Ler documentos antes de assinar é uma regra de ouro para qualquer pessoa.
No mundo das franquias tem um documento conhecido por uma sigla, que é quase um pré-contrato e que exige uma leitura atenta antes de ser assinado pelo(a) futuro(a) franqueado(a).
A Circular de Oferta de Franquia – COF é de suma importância para o(a) potencial franqueado(a) porque nela a empresa franqueadora relata tudo o que lhe oferecerá, tudo o que faz parte do negócio e também o que não faz, as obrigações e deveres dela, franqueadora, e do(a) franqueado(a).
Tão importante é a COF e a sua leitura prévia que a Lei de Franquias (13.966/19) estabelece um prazo de 10 dias para que o(a) investidor(a) assine o documento.
Assinada, a COF é a confirmação de que o(a) investidor(a) aceitou todas as diretrizes da franqueadora para ser parte dela e está pronto(a) para assinar o Contrato de Franquia.
Para que você, futuro(a) franqueado(a), leia a COF com toda clareza e possa assiná-la com toda segurança, o Portal do Franchising traz 10 importantes dicas.
As dicas foram dadas pela advogada Andrea Oricchio, membra da Comissão de Estudos Jurídicos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sócia-diretora do escritório Andrea Oricchio Advogados e uma das referências jurídicas do setor de franquias do País. Confira:
Se ainda estiver com alguma dúvida ou quiser saber mais informações da franqueadora, peça! Este é o momento de se conhecerem em detalhes.
Se a franquia já estiver em operação e a franqueadora pretende repassá-la a um novo franqueado, tenha cuidado redobrado.
Verifique se a operação está em dia com todas as suas obrigações, principalmente com relação aos funcionários da franquia, impostos recolhidos, aluguel e royalties pagos, e compromissos financeiros devidamente honrados.
Essa conta pode sobrar para o próximo franqueado que assumir a operação, portanto uma diligência bem feita pode evitar muita dor de cabeça.
3 pontos para uma franqueadora incluir nas regras de uso das redes sociais de seus franqueados
Advogada explica a importância de ter um contrato assinado entre franqueados e franqueadora estabelecendo os detalhes de como será a gestão das contas em plataformas como o Instagram Com a pandemia, praticamente todas as redes de franquia passaram a usar redes sociais. Quem ainda não estava nesse universo entrou, e dificilmente irá sair dele. […]
24 dicas dos profissionais do franchising para superar a crise
A pandemia de coronavírus está afetando empresas de todos os portes e nichos, e muitas redes de franquias ainda encontram dificuldades em como lidar com os efeitos da crise e criar maneiras efetivas da amparar seus franqueados. É fato que, principalmente em um momento delicado como esse, é importante desenvolver estratégias que preservem o faturamento, os empregos, as […]
É preciso rever e atualizar o Código Comercial, por isso tema está em paula no Congresso
Para Andrea Oricchio, direito comercial nunca esteve tanto em destaque. A criação de leis esparsas, que tangenciam o direito comercial, como um novo Código Civil e um novo Código de Processo Civil, além do Marco Civil da Internet e a Lei de Liberdade Econômica evidenciam que o país precisa reformar o Código Comercial de […]