Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.

Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.
Gazeta News de Guarulhos: Nos últimos anos, a Feira do Empreendedor foi muito voltada para as franquias. Por quê?
Doutora Andrea Oricchio: Acima de tudo, porque o risco do empreendedor é mais contido. Na franquia, trazemos todo o conhecimento da marca, e é esse conhecimento que se busca transmitir para o empreendedor que quer correr menos risco.
GNG: Isso vai de encontro com o crescimento da procura por franquias?
AO: Existe um movimento muito grande de pessoas que querem ser empreendedoras. É uma conjunção de duas vertentes, a vontade de ser dono do próprio negócio com a alternativa de investimento, de parceria que não reduz a autonomia desse dono.
GNG: A Feira do Empreendedor tem entrada gratuita, ao contrário da Expo ABF, que é tão agitada quanto, mas cobra ingresso. Por quê?
AO: São perfis diferentes, a Feira do Empreendedor busca o público de uma maneira geral, aqueles que ainda não sabem por onde começar, uma iniciativa muito louvável do SEBRAE. Já a Expo ABF, vai quem está determinado a comprar uma franquia, e é uma feira que oferece todo um suporte para novos negócios, e não é esse o objetivo da Feira do Empreendedor.
GNG: Para você, no Brasil, empreendedor rima com conservador?
AO: Não, o empreendedor é criativo. O brasileiro tem uma criatividade, tem uma gana, algo que empreendedores fora do Brasil não são. Pelo contrário, ser empreendedor significa ser corajoso, significa ser brasileiro.
Por Guilherme Conde e Letícia Oliveira
Outubro 14, 2019

Veja o texto completo aqui

Leia também

Para evitar fechamento de lojas, franquias repassam unidades para novos donos

Em dificuldades por causa da crise causada pelo coronavírus, muitas lojas correm o risco de fechar. Segundo o IBGE, 40% das empresas encerradas recentemente atribuíram o motivo à pandemia. Em alguns casos, são negócios normalmente rentáveis, localizados em bons pontos comerciais, mas que não resistiram ao período de isolamento social por falta de capital de giro. Para não […]

Saiba mais

Apagão de WhatsApp e cia. traz prejuízo a empresas, que podem processar serviços

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar na segunda-feira (4) e atrapalharam pessoas que dependem desses serviços para fecharem negócios   Não foi a primeira vez, e muito provavelmente nem a última, que WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar. Mas o incidente desta segunda-feira, 4 de outubro de 2021, pode ter sido aquele […]

Saiba mais

Coronavírus: Teoria da imprevisão serve de base legal para renegociação de contrato

A advogada Andrea Oricchio comenta que a aplicação da teoria da imprevisão justifica a revisão de um contrato quando há a imprevisibilidade de um evento, como a pandemia ocasionada pelo coronavírus Contratos podem ser revistos e renegociados. O isolamento social imposto à sociedade pode chegar a tal ponto que os empresários dos setores do varejo e […]

Saiba mais