Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.

Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.
Gazeta News de Guarulhos: Nos últimos anos, a Feira do Empreendedor foi muito voltada para as franquias. Por quê?
Doutora Andrea Oricchio: Acima de tudo, porque o risco do empreendedor é mais contido. Na franquia, trazemos todo o conhecimento da marca, e é esse conhecimento que se busca transmitir para o empreendedor que quer correr menos risco.
GNG: Isso vai de encontro com o crescimento da procura por franquias?
AO: Existe um movimento muito grande de pessoas que querem ser empreendedoras. É uma conjunção de duas vertentes, a vontade de ser dono do próprio negócio com a alternativa de investimento, de parceria que não reduz a autonomia desse dono.
GNG: A Feira do Empreendedor tem entrada gratuita, ao contrário da Expo ABF, que é tão agitada quanto, mas cobra ingresso. Por quê?
AO: São perfis diferentes, a Feira do Empreendedor busca o público de uma maneira geral, aqueles que ainda não sabem por onde começar, uma iniciativa muito louvável do SEBRAE. Já a Expo ABF, vai quem está determinado a comprar uma franquia, e é uma feira que oferece todo um suporte para novos negócios, e não é esse o objetivo da Feira do Empreendedor.
GNG: Para você, no Brasil, empreendedor rima com conservador?
AO: Não, o empreendedor é criativo. O brasileiro tem uma criatividade, tem uma gana, algo que empreendedores fora do Brasil não são. Pelo contrário, ser empreendedor significa ser corajoso, significa ser brasileiro.
Por Guilherme Conde e Letícia Oliveira
Outubro 14, 2019

Veja o texto completo aqui

Leia também

Saiba como franqueados podem renegociar contratos na pandemia

O que dizem especialistas sobre questões contratuais e cobranças de dívidas na pandemia   Na pandemia, muitos franqueados precisaram pedir socorro às franqueadoras. Custos previstos em contratos, que incluem pagamento de royalties e taxas de marketing, tiveram de ser renegociados com adiamentos de prazos e parcelamentos. Algumas marcas concederam descontos ou até mesmo isenção em […]

Saiba mais

Briga entre franquias de calzone vai parar na Justiça

Uma disputa comercial entre duas redes de franquias de calzone de Santa Catarina foi parar na Justiça. A Mini Kalzone, de Florianópolis, criada há 29 anos, acusa a concorrente Calzoon, de Joinville, de copiar sua marca e estratégia de expansão em franquias. A identidade visual das duas é branca, vermelha e amarela. A quimera começou em 2015, […]

Saiba mais

Investir no jurídico para prevenir é bem mais barato do que para corrigir

Revisar constantemente a Circular de Oferta de Franquia e seus aspectos legais ajuda a reduzir problemas; ao futuro franqueado, cabe a análise dos documentos jurídicos e legislações vigentes em relação ao novo negócio   Novas leis, novos tempos. E, por incrível que pareça, eles não têm nada a ver com o novo normal nem com […]

Saiba mais